Correio Braziliense (1808-1822): il primo giornale brasiliano

Sul sito Brasiliana USP, la bella biblioteca digitale dell’Università di San Paolo, si possono scaricare in formato PDF tutti i numeri (175 in totale) del primo giornale brasiliano:

Correio Braziliense (giugno 1808 – dicembre 1822)

Considerado por alguns estudiosos como primeiro jornal brasileiro, o Correio Braziliense ou Armazem Litterario foi publicado em Londres durante 14 anos (junho de 1808 a dezembro de 1822), num total de 175 números, chegando ao Brasil, pelos tempos de viagem marítima da época, entre 45 a 90 dias depois. Na então capital do Brasil, ainda América Portuguesa, começava a circular a partir de setembro de 1808 a Gazeta do Rio de Janeiro (coleção digitalizada disponível em www.bn.br), primeiro periódico impresso em terras brasileiras, na Impressão Régia instalada pela Corte recém chegada ao Novo Mundo.

A importância e a originalidade do Correio, cujo impacto foi grande entre as elites luso-brasileiras, residia em ser um jornal de opinião explícita, que praticava o debate público, defensor das modernas liberdades, em contraponto às tradicionais gazetas de Antigo Regime, ainda que houvessem importantes pontos em comum entre os dois periódicos que acabavam de surgir. A circulação do Correio era formalmente proibida e perseguida no Brasil e em Portugal, o que não impediu que circulasse, inclusive entre as autoridades. A própria localidade de elaboração deste órgão já expressava sua dupla e complexa relação com o liberalismo monárquico inglês e com a expansão econômica do Império britânico.

URL: <http://www.brasiliana.usp.br/correio_braziliense>


OpenEdition vi suggerisce di citare questo post nel modo seguente:
Elena Franchini (27 Novembre 2009). Correio Braziliense (1808-1822): il primo giornale brasiliano. Filosofia & Storia. Recuperato il 8 Ottobre 2024 da https://doi.org/10.58079/or3a


Lascia un commento

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *

Questo sito usa Akismet per ridurre lo spam. Scopri come i tuoi dati vengono elaborati.